: CONVOCATÓRIA PARA ARTIGOS N° 42 (JUN. DE 2018): Consumo, branding e comunicação digital

A edição número 42 da revista Cuadernos.info sversará sobre Consumo, branding e comunicação digital. Convidamos pesquisadores e acadêmicos a que nos enviem colaborações que tenham a ver com o tema proposto. Também ressaltamos que é possível enviar à revista artigos que trabalhem com outras temáticas relacionadas à comunicação, que serão publicados na seção “Outros temas”.
 
EDITORES CONVIDADOS: Arturo Arriagada (Universidad Adolfo Ibáñez) e Liliana de Simone (Pontificia Universidad Católica de Chile).
 
DATA LIMITE PARA O RECEBIMENTO DOS TRABALHOS: 10 de março de 2018
 
SOBRE O TEMA CENTRAL:
O consumo é uma prática social e cultural que vai além do mero ato de comprar. Entender o complexo e crescente papel que o consumo tem na vida dos indivíduos e como estes se transformaram com o avanço da tecnologia é uma tarefa central da Ciência da Comunicação. Neste contexto, um dos principais desafios dessa área de estudo é o de compreender a formação de distintas economias e culturas conforme avançam o desenvolvimento e a massificação de novos espaços de comunicação, como as mídias sociais (Twitter, Facebook, Youtube e Instagram).
 
As práticas de consumo mediadas por uma série de tecnologias digitais deram início a uma literatura que explora o papel dos consumidores como mediadores entre a produção e o consumo. A criação de valor simbólico em torno ao consumo de bens e serviços, assim como as representações coletivas do mundo social e econômico neste novo contexto de mídias, tem levado a que os consumidores atuem como agentes chave na produção e reprodução de mercadorias. Além disso, essas novas práticas de geração de valor através de espaços mediados engatilharam mudanças nos processos de construção de identidades digitais em torno do consumo. Este número especial de Cuadernos.info irá tratar desses temas, além de reunir diferentes trabalhos que explorem, descrevam e analisem esta problemática desde diversas teorias e métodos.
 
Dessa maneira, espera-se promover uma reflexão acadêmica que se enfoque nas mudanças nas distinções entre “produtor”, “audiência” e “consumidor” como agentes centrais na produção, recepção e consumo de bens, serviços e experiências. Neste sentido, espera-se o recebimento de artigos de pesquisa que abordem, entre outras coisas, as práticas que se desprendem das plataformas digitais por parte dos consumidores, além das estratégias de branding e self-branding que atualmente desenvolvem “consumidores especialistas”, “fãs”, “bloggers”, “influenciadores digitais”, “instagramers”, “Youtubers” e outros agentes sociais na hora de gerar valor em termos comunicacionais.
 
Como exemplo, espera-se receber trabalhos que, desde a perspectiva da comunicação, centrem-se nos seguintes sub-temas, sem que essa lista seja excludente de outros sub-temas.
  • A relação entre a Comunicação social e o consumo
  • O papel das novas tecnologias na compreensão do consumo como processo cultural
  • Discursos midiáticos e novos coletivos de consumidores
  • Imaginários midiáticos e novos coletivos de consumidores
  • Identidades e conhecimentos dos novos consumidores/produtores
  • Mudanças, coprodução e profissionalização do consumidor
  • Novos conceitos de trabalho associado a criação e a criatividade simbólica
  • Dinâmicas de trabalho desses novos consumidores
  • Cadeias de valor entre agencias de publicidade/branding, marcas/empresas, produtores e consumidores
  • Práticas e tensões em torno da criação de conteúdos e de geração de valor
  • Estratégias de self-branding a partir das plataformas digitais
  • Novas comunidades de consumidores e seu papel na definição de novos mercados (por exemplo: moda, música, jogos, meios, desenho, etc.)
  • Papel das novas práticas e tecnologias digitais na formação e reprodução de mercados de bens, serviços e experiências
  • Desafios, práticas e debates sobre branding e publicidade
  • Multiculturalidade e interculturalidade na construção de narrativas por parte dos consumidores
Qualquer dúvida sobre a pertinência de um artigo em potencial, favor contatar a Arturo Arriagada (arturo.arriagada@udp.cl) ou a Liliana De Simone (rldesimo@uc.cl), editores convidados dessa edição especial, ou a a Sebastián Valenzuela, editor-chefe de Cuadernos.info (savalenz@uc.cl). Para outros tipos de dúvidas, contatar a editora-executiva Daniela Grassau (dgrassau@uc.cl).
 
Todos os trabalhos devem cumprir com as normas de estilo publicadas no manual da American Psychological Association (APA) (6ª edição). Para isso, pode-se revisar as "Normas para os autores" da revista.




ISSN: 0719-367x